domingo, 3 de abril de 2022

Reorganização do Movimento Negro de Carapicuíba (27/03/2022)

 

Bandeira do Movimento Negro Unificado - Carapicuíba


No dia 27 de março de 2022 (domingo), ocorreu a refundação da Seção Carapicuíba do MNU (Movimento Negro Unificado). O Movimento Negro de Carapicuíba foi fundado em 1981.

O evento ocorreu no Kintal do Mestre, que fica na Cohab em Carapicuíba. O evento contou com campanha de filiação, roda de conversa "10 razões para se filiar ao MNU", Marta Mariano com seu relato sobre os 40 anos de tranças e Ricardo Dias com o pré-lançamento do livro "Memória da comunidade negra de Osasco", espaço para leituras e brinquedos infantis, lançamento das redes sociais do MNU Carapicuíba, moda africana com a Makini, sarau com leitura de poesias de Nibal, música com Sidnei "Sorriso" e oficina de cartazes com professor Regis.

Movimento Negro de Carapicuiíba - GT Malungos

Encontrei uma amiga de longa data, a professora Núbia e nos filiamos ao MNU (Movimento Negro Unificado). Que alegria conversar sobre nossas demandas de sala de aula em um lugar tão acolhedor e tão fortalecedor ao mesmo tempo.

Com a professora Núbia

Conversei com o Dr. Laércio, que foi um dos fundadores do Movimento Negro de Carapicuíba. Como é bom saber que temos bons exemplos para seguir.

Com o Dr. Laércio, um dos fundadores do MNU de Carapicuíba


Não cheguei a tempo da homenagem ao Ricardo Dias, mas adquiri o seu livro "Memória da comunidade negra de Osasco". Foi enriquecedor presenciar a fala da Marta Mariano, que há 40 anos faz tranças e mantém esse saber ancestral. A roda com poemas do Nibal foi algo muito bonito e fortalecedor. Me emocionei com a fala de Genésio de Arruda, que aos 84 anos trouxe esperança e força para seguir na luta contra o racismo.


Relato de Marta Mariano sobre os 40 anos de tranças

Roda de poemas com Nibal 


Genésio Arruda

Página do Movimento Negro de Carapicuíba no Instagram: https://instagram.com/mnucarapicuiba?utm_medium=copy_link.

Perfil do Movimento Negro de Carapicuíba no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100079287006714.


Produtos Makini

O professor Régis fez uma oficina com a criançada
                                                              e o resultado foi uma fofura só

Faixa "Vidas Negras Importam" na entrada do evento


Texto e fotos: Juliana Aparecida.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Calendário 2022 - O Egito negro de Cheikh Anta Diop



Já está disponível o Calendário 2022 do projeto O Egito negro de Cheikh Anta Diop.

O projeto O Egito negro de Cheikh Anta Diop foi criado no dia 20 de janeiro de 2015. Após a Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, onde estudei como o racismo embranqueceu o Egito sob a orientação do professor Ricardo Matheus Benedicto, senti a necessidade de difundir as ideias de Cheikh Anta Diop. Desde então, procuro aprender mais sobre o intelectual senegalês ainda pouco conhecido nas escolas públicas brasileiras.

No calendário, é possível encontrar algumas imagens de Cheikh Anta Diop e algumas imagens sobre Kemet (Egito antigo), que Diop realizou grandes pesquisas, como o teste de dosagem de melanina e a relação entre o egípcio antigo e o wolof, um dos idiomas do Senegal, entre outras pesquisas importantíssimas. Também está presente uma arte sobre Cheikh Anta Diop, criada pelo João Paulo (@jp.collageart).

Algumas datas importantes sobre Cheikh Anta Diop e a história preta do Brasil foram registradas (uma administradora historiadora não deixaria passar em branco, não é mesmo). Em janeiro, temos o aniversário do Projeto O Egito negro de Cheikh Anta Diop (20/01) e o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (21/03). Em fevereiro, temos a data de falecimento de Cheikh Anta Diop que ocorreu em 1986 (07/02). Em março, temos o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21/03). Em abril, temos a Independência do Senegal que ocorreu em 1960 (04/04) e o Dia da Luta Indígena (19/04). Em maio, temos o Dia da África (25/05). Em julho, temos o Dia da Mulher Negra / Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25/07) e Dia Internacional da Mulher Africana (31/07). Em setembro, temos o Dia Internacional da Mulher Indígena (05/09). Em novembro temos o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11). Por fim, em dezembro temos o dia de nascimento de Cheikh Anta Diop que ocorreu no ano de 1923 (29/12).

Fiz um calendário 2022 para o meu outro projeto sobre os negros no rock, Metaleiras Negras e uma das inspirações para a criação do calendário do projeto O Egito negro de Cheikh Anta Diop foi o projeto Calendário Negro, da professora Zelinda Barros. Vale a pena conferir!

O Calendário 2022 - O Egito negro de Cheikh Anta Diop possui distribuição gratuita. Fica proibida a comercialização do calendário.

Produzido por Juliana Aparecida, administradora da página O Egito negro de Cheikh Anta Diop.

O calendário pode ser adquirido aqui.

Aproveitem! Afrobeijos!